Lentes de Contato

O que são as Lentes de Contato?

As lentes de contato são dispositivos médicos colocados diretamente na superfície dos olhos para corrigir a visão. Elas podem corrigir problemas de visão à longa ou curta distância (miopia, hipermetropia e astigmatismo) e os problemas de visão para perto relacionados à idade (presbiopia).
Qualidade e Segurança do Paciente

O Instituto de Oftalmologia de Joinville preocupado com a segurança do paciente e na qualidade do uso das lentes de contato instituiu como rotina aos seus clientes usuários de lentes de contato uma orientação individualizada e um check list ou seja um guia técnico de como proceder: ao retirar e colocar as lentes de contato de maneira segura. O Instituto inova em relação ao cuidado de seus clientes entendendo que uma boa adaptação das lentes de contato é decisiva no suprimento de oxigênio para a córnea.

Cuidando da sua lente

A limpeza, o enxágue e a desinfecção das lentes de contato são cuidados recomendados pelo seu oftalmologista que garantem a destruição de germes nocivos e a remoção de muco, secreções, filmes lacrimais ou depósitos que podem acumular durante o seu uso se corretamente realizados.

Nunca lave suas lentes de contato com água de torneira ou soro fisiológico.

Atenção: Se você estiver usando lentes de descarte diário, jogue-as fora após o uso. Se estiver usando lentes de descarte programado a cada 2 semanas, limpe-as com uma solução adequada para lentes de contato antes de guardá-las.


Cronograma de uso das lentes
Uso Diário: As lentes devem ser retiradas após um número limitado de horas de uso, não sendo permitido dormir com elas.
Uso Prolongado: As lentes podem ser usadas durante um número ilimitado de horas quando (acordado), podendo ser utilizado durante o sono, conforme orientação do oftalmologista.
As lentes de contato devem ser removidas diariamente dos olhos para limpeza e desinfecção de rotina. Seu oftalmologista informará o tempo de repouso para os olhos entre os períodos de uso das lentes de contato, assim como produtos adequados para limpeza e cuidados.
Os benefícios das lentes de contato

Quando se trata de corrigir a visão, as lentes de contato oferecem maior liberdade de movimento e conforto, além de proporcionar um maior campo de visão.
Enxergar com nitidez As lentes de contato se movimentam com seus olhos para dar a você um amplo campo da visão focalizada, para onde quer que você olhe. Elas ajudam você a controlar a ação com uma visão nítida, direta e periférica.
• Você não tem reflexos e distorções
• Elas não ficam molhadas, dando a você uma visão mais clara, qualquer que seja o clima.
• Elas não ficam embaçadas quando você entra em um espaço mais quente.
Necessidades de correção visual

Astigmatismo

O astigmatismo é uma necessidade de correção visual comum que pode resultar em visão borrada ou distorcida em todas as distâncias, dependendo do grau do astigmatismo. Pode afetar as pessoas em qualquer idade. Pessoas com astigmatismo são muitas vezes míopes ou hipermetropes também.


Miopia e Hipermetropia

A miopia e a hipermetropia são necessidades de correção visual muito comuns que podem normalmente ser corrigidos com o uso de óculos ou lentes de contato.

Lembre-se de consultar sempre um oftalmologista, pois ele é o profissional capacitado para diagnosticar e tratar adequadamente tais condições oculares.


Miopia

Se você é míope, terá dificuldade para ver objetos à distância.

Sua visão é clara quando você olhar para coisas ou objetos que estão próximos a você. No entanto, os objetos que estão mais longe parecem fora do foco ou embaçados. O que poderá atrapalhar quando estiver dirigindo, praticando esportes ou tentando reconhecer as pessoas e objetos à distância. Pode ainda levar a fadiga ocular e dores de cabeça.

A miopia pode ocorrer quando seu olho é muito longo, da frente para trás ou a curvatura de sua córnea é muito acentuada. Como resultado, a luz se concentra antes da retina, fazendo com que os objetos distantes pareçam embaçados.

Você pode desenvolver a miopia em qualquer idade, mas normalmente ela começa perto da puberdade.


Hipermetropia

O hipermétrope, geralmente pode ver melhor os objetos à distância do que aqueles que estão mais próximos. Nos casos mais graves, pode ser difícil focar os objetos em qualquer distância. A hipermetropia pode interferir nas atividades diárias, como leitura, escrita e outra tarefas precisas, de perto. Isto pode levar à fadiga ocular e dores de cabeça.

A hipermetropia ocorre quando o olho é muito curto da frente para trás ou a curvatura da córnea é muito rasa. A luz é então focada atrás da retina ao invés de ser focada na retina, resultando em visão turva.

Algumas crianças nascem com hipermetropia que normalmente se corrige com o desenvolvimento dos olhos. Porém, caso seja identificada alguma dificuldade visual na criança, é importante consultar um oftalmologista para avaliação, pois algumas alterações devem ser corrigidas antes dos 7 anos. Os adultos podem desenvolver esta condição, que é muitas vezes mais perceptível à medida que se aproximam da meia-idade.

Há outra condição que gera dificuldade para ver de perto, relacionada à idade, chamada presbiopia. A presbiopia está mais relacionada ao enrijecimento do cristalino que perde a capacidade de se moldar para melhorar o foco para objetos em diversas posições (longe/perto).

Lentes de Contato para esportistas

Sensação de liberdade

  • As lentes oferecem uma visão ampla, sem que as bordas do seu óculos restrinjam a sua visão.
  • Não escorregam em seu nariz quando você está suado.
  • Não apresentam reflexos que podem distorcer sua visão.
  • Você pode usar as lentes de contato na ginástica, artes marciais ou qualquer outro esporte que pode envolver queda.
  • As lentes podem ser usadas com máscaras, gorros ou qualquer outro tipo de capacete.
  • Não sobem e descem quando você está caminhando ou fazendo uma aula de aeróbica.
  • Não quebram se alguma coisa ou alguém bater em seu rosto acidentalmente.
  • Não terá que se preocupar em perdê-las.
  • Você pode usá-las embaixo dos óculos.
  • Elas não ficam embaçadas ou molhadas pela chuva em corridas ou escaladas.
Lentes de Contato para crianças e adolescentes

Os benefícios das lentes de contato para crianças e adolescentes
  • As lentes de contato proporcionam uma visão ampla ou um maior campo visual
  • As lentes dão maior liberdade para correr, participar de atividadesesportivas e jogos
  • As lentes revelam sua aparência natural sem os óculos.
  • As crianças e adolescentes ficam livres da preocupação de quebrar os óculos ou derrubá-los.
  • As lentes de contato dão um estímulo à autoestima.


Seu filho está pronto para as lentes de contato?

Não há uma idade mínima ou máxima para o uso das lentes de contato. Muitas crianças e adolescentes as usam.

A consideração mais importante é se eles são maduros e motivados o suficiente para usar e cuidar suas lentes de modo adequado. O uso das lentes de contato envolve um esforço um pouco maior que usar óculos. Elas precisam de uma boa higiene e cuidados.

Somente os pais e o oftalmologista poderão decidir pela opção do uso de lentes de contato.

Lentes de Contato para Você

Lentes de contato
  • Descartáveis bifocais e multifocais
  • Descartáveis tóricas para astigmatismo
  • Descartáveis de silicone-hidrogel
  • Descartáveis de 1 dia, 1-2 semanas, 1 mês
  • Gelatinosas para fins cosmétios
  • Rígidas gás-permeáveis com alta transmissibilidade ao oxigênio, para todos os tipos de grau
  • Rígidas, híbridas (centro rígido e borda gelatinosa) e gelatinosas para ceratocone
  • Rígidas gás-permeáveis especiais para adaptação pós-cirurgia refrativa, pós-transplante e pós-trauma
Esclarecendo os mitos sobre as lentes de contato

As lentes de contato causam infecções nos olhos?

Se os cuidados apropriados da rotina são seguidos, o risco de infecção no olho é mínimo. Sempre lave bem as suas mãos antes de tocar em suas lentes de contato e siga as orientações do seu oftalmologista quanto aos cuidados com as lentes.


A lente de contato pode ficar perdida na parte de trás do olho?

É fisicamente impossível perder uma lente de contato “atrás” de seu olho. Uma membrana reveste seu olho e se conecta no interior da sua pálpebra, impedindo que qualquer coisa fique atrás do seu olho, incluindo a lente de contato.


As lentes de contato podem ficar presas ao seu olho?

As lentes de contato não podem ficar grudadas no seu olho e são facilmente removidas usando o método recomendado por seu oftalmologista.


As lentes de contato podem pular para fora do seu olho?

As lentes de contato colocadas de forma adequada devem ficar no lugar. Nos raros casos em que a lente se movimenta para fora do seu lugar, ela ainda ficará em seu olho. Piscar algumas vezes deve fazer com que ela volte para sua posição. Caso isso não aconteça, lave suas mãos e massageie suavemente sua pálpebra ou movimente a lente com seu dedo.