Exames

Segurança e praticidade são fundamentais para um tratamento ágil e de resultados. Com este propósito o Instituto de Oftalmologia de Joinville conta com uma ampla estrutura e equipamentos para realizar diversos exames e procedimentos.

Confira também nosso novo exame:

Exame Digital dos Olhos
Clique nos itens abaixo para mais detalhes.
Topografia Corneana

Este exame avalia a curvatura da córnea.

O exame de topografia corneana consiste na captura da imagem do reflexo de múltiplos anéis concêntricos de luz projetados na superfície da córnea (ceratoscopia).

O paciente olha para uma mira central e evita o piscar durante segundos para permitir a captura da imagem. O topógrafo tem um programa que analisa a distância destes anéis de luz refletidos em 34.000 pontos distintos, e traduz esta informação em dioptrias, gerando um mapa colorido.

Os dados ficam gravados na unidade e podem ser comparados com exames anteriores e posteriores, gerando mapas diferenciais, permitindo avaliar o efeito de uma cirurgia ou a evolução de uma doença.

Retinografia Colorida

Retinografia é a fotografia do fundo do olho que é realizada para documentar alterações da retina e nervo óptico.

Serve para identificar lesões da retina e para acompanhar sua evolução. A retinografia é utilizada principalmente para o acompanhamento do nervo óptico no glaucoma.

Também é uma parte complementar do exame de angiografia retiniana.

Angiografia (Angiofluoresceinografia)

A angiografia com indocianina verde estuda os vasos da coroide (camada que fica atrás da retina) através da luz infravermelha.

Este exame serve para complementar a angiografia com fluoresceína. Ele é indicado para analisar patologias que não ficaram evidentes com a fluoresceína como, por exemplo, na neovascularizações da coroide e degeneração macular.

Utiliza-se um contraste através de uma injeção na veia do braço. Várias fotos são capturadas, analisadas e selecionadas para a impressão.