Doenças Oculares

img_olhoAtravés do exame do fundo de olho muitas doenças podem ser diagnosticadas ou ter sua evolução acompanhada. Doenças sistêmicas como hipertensão e diabetes, doenças reumáticas, hematológicas, infecciosas, genéticas e cardiovasculares as quais podem se manifestar com sinais e sintomas oculares. O que reforça a importância do exame oftalmológico que muitas vezes auxilia no diagnóstico de doenças sistêmicas.

Visão Subnormal

A Visão Subnormal ou Baixa visão é um comprometimento importante da visão que não pode ser corrigido com óculos ou lentes de contato, nem mesmo com cirurgia. É uma condição intermediária entre a visão normal e a cegueira e é secundária a um acometimento irreversível do sistema visual.

A deficiência visual do paciente pode ser maior ou menor dependendo da doença existente. Causas frequentes de baixa visão são: doenças congênitas, hereditárias, traumas, diabetes, glaucoma e degeneração macular relacionada à idade. As pessoas com visão subnormal podem ter sua pouca visão melhorada com o uso de recursos ópticos especiais, os auxílios ópticos.